Teve início no dia 1 de junho a Operação Verão Seguro 2014 que se prolonga até 15 de setembro.
Durante este período a Guarda vai dar particular atenção aos locais de maior fluxo de pessoas e nos principais eixos rodoviários, zonas turísticas da orla costeira, bem como dos diversos espectáculos e eventos que se realizam no verão.
Em declarações à Rádio Campanário o Major Rogério Copeto do Comando Territorial de Évora da GNR explica que a Operação Verão Seguro “é uma estratégia que a Guarda monta no que diz respeito à segurança de tudo o que é movimentação e eventos, que se realizam no verão, bem como acompanhar a deslocação da população que por altura do verão se desloca para os locais de veraneio”.
O Major Copeto refere ainda que a operação “tem a preocupação de acompanhar os fluxos não só de trânsito como de pessoas, reforçar os locais onde a população se irá concentrar”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Verao%20seguro%20Copeto3junho14.MP3{/play}
A região Algarve vai ter um aumento permanente de efectivos da GNR, entre 15 de junho e 15 de setembro (206) para reforçar a segurança na época alta turística, local onde será implementado numa primeira fase o novo fardamento da Guarda Nacional Republicana.
Estes novos fardamentos da GNR serão depois adotados em todo o dispositivo nacional com o objectivo de transmitir aos visitantes uma imagem da instituição moderna e adequada às exigências da actividade operacional.