A Casa da Cultura da Orada, no concelho de Borba, realizou este fim de semana o primeiro Festival Internacional de Folclore .
O Festival contou com a atuação de um grupo de dança folk vindo do México – o Ballet Folklorico del CETis 101 Herencia Mexicana.
Para além do grupo convidado estrangeiro, marca presença o Grupo Teatral e Folclórico a Morgadinha, de Almada e o Grupo anfitrião – o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo.
A Rádio campanário esteve presente e falou com Paulo Laranjo, responsável pelo Grupo de Folclore anfitrião desta iniciativa que nos referiu “este é um festival que é um encontro de culturas porque o Folclore é a cultura de um povo, é a cultura popular.”
Para o organizador, esta primeira edição do festival internacional fica marcada pela “participação de um grupo de outro contingente-o México, que nos vai ensinar como se canta e dança no méxico.”
O evento, nesta sua primeira edição, conta com a participação de 3 grupos mas segundo Paulo Laranjo, “para o ano queremos ter cá dois grupos a representar dois continentes” realçando a importância de “conhecer culturas e experiências diferentes e ao mesmo tempo proporcionar à nossa Freguesia alguma alegria.”