A Ordem dos Engenheiros (OE) manifesta a sua satisfação com os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino Superior, confirmando-se que os melhores talentos jovens nacionais continuam a optar por cursos de engenharia. Este ano, cerca de 90% das vagas em Engenharia nas Universidades, ficaram preenchidas já nesta 1ªfase de acesso, o que demostra o interesse dos jovens na Engenharia.
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, afirma ” É com profunda satisfação que a Ordem dos Engenheiros assiste a mais um ano com as Engenharias no topo das colocações. Enquanto for Bastonário, a Ordem dos Engenheiros continuará a divulgar e a promover a Engenharia junto dos mais jovens salvaguardando o talento gerado em Portugal bem como a forte ligação às Universidades e Politécnicos, assim como também continuará a defender e pugnar a imprescindibilidade da Engenharia numa sociedade moderna, virada para o futuro, inovadora, desenvolvida e competitiva”
Dos dez cursos com médias mais elevadas de acesso, cinco pertencem a áreas da engenharia, Engenharia Aeroespacial volta a ocupar três posições neste pódio. Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico e Universidade de Aveiro são as que mais atraem e que reúnem o maior número de alunos. Não há desenvolvimento social e económico sem Engenharia, pelo que a OE reitera a disponibilidade para, em conjunto com todo o setor ligado à Educação e, muito em particular com as escolas, continuar a promover iniciativas e processos que estimulem o interesse dos jovens portugueses pelas áreas tecnológicas.
Disponibilizamos, em anexo, documento relativo ao evolutivo dos dados até este ano de como se têm posicionado as diferentes engenharias.