Tal como a Rádio campanário noticiou, Évora recebe por estes dias a XXVII Exposição Filatélica Nacional, comemorativa dos 500 Anos do Correio em Portugal, numa organização da Confraria Timbrológica Meridional e da Federação Portuguesa de Filatelia, com os apoios dos CTT – Correios de Portugal SA e da Câmara Municipal de Évora.
Évora , intimamente ligada aos correios e à filatelia, já que o serviço postal, tal como o conhecemos, foi criado a 6 de novembro do ano de 1520 por D. Manuel I, na nossa cidade, quando nomeou Luís Homem como 1º Correio Mor do Reino.
A Rádio Campanário esteve presente na inauguração desta exposição e falou com Carlos Pinto de Sá, Presidente da CM de Évora sobre a importância deste momento.
O Autarca começou por nos dizer “é importante receber esta exposição aqui em Évora” justificando “em primeiro lugar porque há 502 anos o Rei D. Manuel iniciou os correios em Portugal atribuindo ao homem da sua confiança precisamente essa tarefa e portanto estar aqui 502 anos depois, ter uma exposição que comemora estes 500 anos, é uma honra para nós.”
Carlos Pinto de Sá destaca sobretudo “o papel que Évora teve na história de Portugal , até na Filatelia e esta evocação obriga-nos também a olhar para o futuro.”
O livro ontem apresentado, Os Ciorreios Portugueses, refere o Presidente da Autarquia Eborense “guarda as memórias colectivas dos selos de há 502 anos mas vai mais longe, evoca o período onde ainda não havia selos, havia marcas.”
Para o Edil estes dois volumes fazem “ um percurso desde os primórdios dos correios até aos dias de hoje” e são seguramente muito interessantes.