O Castelo de Elvas foi esta tarde palco do lançamento do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola” da autoria do Doutor Augusto Moutinho Borges e ilustrações do Professor Martin Garcia.
A obra foi CTT – Correios de Portugal. Com uma tiragem limitada a 4000 exemplares, esta obra bilingue (português e inglês) contém a emissão filatélica «Castelos e Fortalezas da Raia» constituída por seis selos e um bloco filatélico, no valor de €6,42. As fortalezas de Elvas estão representadas em dois dos selos.
O livro pretende dar a conhecer este património edificado através de uma grande variedade geográfica, de contraste de tipologias e da beleza das estruturas arquitetónicas ao longo da raia.
A obra visita «Castelos e fortalezas em selos», onde apresenta algumas emissões filatélicas que procuraram valorizar e dar a conhecer o património edificado militar através da filatelia portuguesa.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com o Prof. Moutinho Borges, autor da obra que começou por nos explicar que livro é este referindo “fazia todo o sentido apresentar este livro em Elvas pois estamos a falar de uma das entradas de fácil conquista de Portugal e Elvas era um ponto fundamental para este lançamento.”
O Autor faz ainda referência ao castelo de Elvas como um sítio lindíssimo, património da Unesco realçando “cá estamos invocando uma das nossas identidades a Castelogia, a arte castrense e aqui bem representada por uma população ativa.”
A obra, também apresentada em Marvão, há muito estava a ser pensada. O Autor disse-nos que “desde a infância que se apaixonou por esta área! e as férias em Almeida foram o despoletar de um gosto que mais tarde se aprofundou.”
Moutinho Borges considera que “este nosso património representa quem somos” realçando ainda “não há País como o nosso que tenha tanto património edificado “ o que levou a que fizesse o doutoramento em História das Ciências da Saúde, nomeadamente sobre a importância dos hospitais militares nas Praças de Guerra.
Esta obra, que surgiu a convite dos CTT- filatelia, refere ainda o autor “é um trabalho de muitos anos de investigação.”
Para Moutinho Borges, “o Património de Elvas e do Alentejo é um todo, uma referência para todos” enaltecendo ainda os CTT pelo facto de ficarem agora a circular ”450 mil selos e 25 mil blocos, o que realmente ombrearam com este património” concluiu.
Augusto Moutinho Borges, nasceu no Porto. Doutor em Ciências da Vida, Especialidade em História das Ciências da Saúde, Mestre em Património e Turismo, Licenciado em Ciências Históricas. Professor, investigador, consultor em Investigação Histórica, membro de vários conselhos científicos e membro da Direcção de diversos orgãos dedicados à História. Recebeu já vários Prémios e publicou um grande número de obras.
{gallery}Livro Castelos e fortalezas raia elvas{/gallery}