Se o planeta consumisse como Portugal os recursos para este ano acabavam HOJE. Portugal consume recursos naturais muito acima da média mundial
O planeta ficaria a partir de HOJE sem recursos para este ano se todos os habitantes tivessem uma vida como um português médio, indicam os dados sobre a pegada ecológica nacional calculados pela organização internacional Global Footprint Network, conforme notícia o Público.
Segundo os cálculos, se cada pessoa da Terra vivesse como os portugueses eram precisos 2,5 planetas para satisfazer as necessidades de recursos.
Os mesmos cálculos que mostram que a área produtiva disponível para regenerar recursos e absorver resíduos a nível mundial esgotava-se no sábado, data em que o planeta viveria “a crédito”.
A associação ambientalista Zero, parceira da Global Footprint Network, diz em comunicado divulgado esta sexta-feira que “Portugal acciona o cartão de crédito ambiental cada vez mais cedo”, lembrando que em 2021 começou a usar recursos naturais que só deviam ser usados em 2023 uma semana mais tarde, a 13 de Maio.
Pode ler o artigo completo em https://www.publico.pt/.