A construção da ETAR de Santana da Serra, no concelho de Ourique, já está concluída. Em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique sublinha que “há muito [tempo]” que esta construção estava “no horizonte do Município e da Junta de Freguesia, sendo um projeto cuja relevância é partilhada pela comunidade da freguesia”.
O investimento ambiental teve um custo de 164.359,33 euros e foi financiada pelo POSEUR em 85%. Segundo a autarquia, trata-se “de mais um importante equipamento Público que contribui para o tratamento dos resíduos e para a salvaguarda do ambiente, constituindo-se num elemento de valorização do território de Santana da Serra e de Ourique”.
A edilidade salienta ainda que o projeto foi implantado “num terreno doado ao Município de Ourique pelo Senhor Sérgio Luís Carvalho e família, sendo de elementar justiça reafirmar a gratidão pelo importante impulso cívico que facilitou a concretização de um equipamento de interesse geral”.
A Câmara de Ourique refere que estão agora a ser realizadas as adequadas ligações para o pleno funcionamento da ETAR de Santana da Serra.
“A sustentabilidade ambiental é um desafio de todos, mas é também um pilar importante das políticas promovidas pelo Município de Ourique, seja como pressuposto de qualidade de vida ou como elemento de valorização do território”, lê-se no comunicado.