Nos próximos anos Ourique pode vir a receber, três novas centrais fotovoltaicas, num investimento total que os 200 milhões de euros. Os três projetos já estiveram em consulta pública na Agência Pública do Ambiente, sendo que um deles, a Central Solar Fotovoltaica Bartolomeu Dias, recebeu parecer “favorável condicionado” em julho de 2022.
O projeto da empresa Bartolomeu Dias, cujo investimento não é revelado, visa a construção de uma central solar fotovoltaica a cerca de um quilómetro a sul da localidade de Conceição. No total, serão instalados 840.840 painéis solares numa área com 180 hectares, que terão capacidade para produzir 770 gigawatts-hora (GWh) anualmente.
A construção da Central Solar Fotovoltaica Bartolomeu Dias deve durar “aproximadamente um ano, e ainda prevendo-se que a fase de exploração tenha uma duração de 30 anos”,
Também grupo GALP, através da empresa ISDC – International Solar Development Corporation, pretende investir cerca de 98,7 milhões de euros na ampliação da Central Fotovoltaica de Ourique.
Leia a notícia completa em CorreioAlentejo