A Ovibeja, feira agrícola que se assume como uma mostra institucional, um centro de negócios, de apresentação e discussão dos temas da atualidade, celebra este ano o seu trigésimo aniversário. Sob o mote “Todo o Alentejo deste mundo”, a cidade de Beja recebe mais uma vez um conjunto de atividades pensadas para a toda a família, que foca em especial a agricultura, sem descurar a cultura e outros setores da sociedade. É no dia 24 de abril que o evento é inaugurado, prolongando-se depois até 28 do mesmo mês, tendo este ano como tema central a água, a propósito da celebração do “Ano Internacional da Cooperação para a Água”.
De forma a conhecer melhor este evento que há 29 anos se realiza no Alentejo, a Rádio Campanário falou com Claudino Matos, membro da comissão organizadora da Ovibeja. Ao microfone deste Estação Emissora, o representante referiu que a Feira já é um marco na carreira da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), associação que organiza o evento há trinta anos. Claudino Matos salientou o fato de esta ser uma montra do Alentejo, que tem vindo a crescer de forma exponencial e está agora em fase de internacionalização. Foi ainda dado destaque ao programa deste ano, que tem programado um conjunto de atividades de âmbito agrícola, mas também um conjunto de espetáculos musicais com grandes nomes da música portuguesa.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/ovibeja%202013_5marc.MP3{/saudioplayer}
António Zambujo e os Virgens Suta entram em palco no primeiro dia da Ovibeja 2013 e no dia seguinte, a 25 de abril, é a vez dos Xutos e Pontapés reapresentarem os inúmeros sucessos de uma longa carreira. Depois, a 26 de abril, os Buraka Som Sistema prometem animar a noite bejense com muito ritmo, ficando a cargo dos The Gift encerrar mais uma edição da Ovibeja, no dia 28.