A obra de requalificação e reutilização do Conjunto Paço dos Henriques, vai ser inaugurada no próximo dia 4 de setembro, pelas 18h30, em Alcáçovas, numa cerimónia presidida pelo Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
Na cerimónia, para além do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, do Subdiretor-geral do Património Cultural, David Santos, em representação do Ministro da Cultura, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, vão estar ainda outros representantes da Administração Central, Regional e Local, bem como outras entidades e personalidades.
Cerca de ano e meio depois, a obra de requalificação do Paço dos Henriques, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Jardim das Conchas “Horto do Paço”, bem como a zona envolvente, nomeadamente a Praça da República, está concluída num investimento superior a 1.700.000,00€ e cofinanciada por fundos comunitários (FEDER) no âmbito do QREN/Inalentejo em cerca de 1.500.000,00€.
O programa de inauguração do Paço dos Henriques inclui ainda, durante a manhã, a partir das 11h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Alcáçovas, as Conferências sobre o Projeto PAGUS – Organização para a Salvaguarda da paisagem e do património cultural imaterial euro-mediterrânico e para a promoção do turismo sustentável, coordenadas pelo antropólogo Paulo Lima que irá abordar três temas: “Das Alcáçovas ao Brasil. Casualidade ou estratégia?” com a participação de Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História; “Em Alcáçovas na Idade Média: por entre bispos, reis e senhores”, que terá como oradora Maria Alegria Marques, professora catedrática da Universidade de Coimbra e ainda “Paço dos Henriques. Análise histórico-arquitetónica e enquadramento urbanístico” com Ana Pagará, diretora do Mosteiro de Alcobaça.
De salientar que o Projeto PAGUS resulta de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, através de um protocolo já assinado entre as duas entidades.
Pelas 16h00, será celebrada, na Igreja Matriz de Alcáçovas, uma missa evocativa da família Henriques, senhores das Alcáçovas, promovida pela Associação dos Amigos das Alcáçovas.
O Paço dos Henriques / PAGUS será uma peça fundamental não apenas na salvaguarda do património cultural imaterial, mas também de forna inédita na sua relação moderna com o turismo, divulgando e valorizando os valores culturais de todo o Concelho de Viana do Alentejo e da região Alentejo.