Hoje e amanhã Évora acolhe as comemorações do Dia da Europa com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, associam-se às celebrações deste Dia da Europa, presididas pela Comissária Europeia, Elisa Ferreira, e que contam também com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Na manhã de hoje foi inaugurado o Centro Infante Dom Henrique, edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). Este é o primeiro de quatro novos edifícios, que fazem parte do projeto de ampliação das instalações do PACT, um polo de atração para as empresas inovadoras, que acolhe e suporta iniciativas de promoção e transferência de I&DT. Haverá também lugar a um encontro com empresários locais. O projeto é apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Programa Interreg Espanha-Portugal.
A Rádio campanário esteve presente e falou com a Comissária Europeia, Elisa Ferreira que começou por nos referir “este é um polo muito importante para o desenvolvimento do Alentejo e é para isso que os fundos comunitários existem, para ajudar boas ideias a materializarem-se.”
Elisa Ferreira acrescentou ainda “boas ideias é conseguirmos acrescentar valor ao que fazemos, gerar empregos bem pagos e a partir destes pólos de conhecimento conseguirmos que daqui a dois ou três anos saiam daqui novas empresas, novos empresários com ideias novas, com ideias que se afirmam.”
A Comissária Europeia acrescentando ainda que “desta forma vão-se gerando condições para que Évora, que é já uma cidade muito importante, que tem um património histórico e cultural único, que tem dentro de si uma capacidade enorme que vem da própria, que se transformem de facto num polo de desenvolvimento.”
Para Elisa Ferreira “esta é a altura e nós descomprimirmos o litoral, lisboa, descomprimirmos as zonas mais desenvolvidas e começarmos a criar boas condições para as pessoas terem uma vida de qualidade, que a têm, fora desses grandes centros que estão completamente congestionados.”