O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, recebe anualmente milhares de pessoas, por devoção ou em apreço ao Solar da Padroeira de Portugal.
Portugueses e estrangeiros não estão contabilizados na perspetiva do turismo religioso, tendo iniciativas, de âmbito privado, o ponto alto é mesmo nos dias 7 e 8 de Dezembro, aquando se assinala a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição.
A Rádio Campanário falou com o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco Couto que nos disse “não sei se será possível conciliar turismo e fé, mas promover o santuário já foi pensado e mesmo sugerido por uma agência, direcionados aos visitantes estrangeiros, que cada vez mais, mostram interesse e admiração pelo Solar da Padroeira de Portugal e em Vila Viçosa”.
O reitor acresce que “será uma mais-valia a aproximação no consenso de dotar os edifícios e o seu património, de uma qualidade diferente que ajude a conservar, e embelezar para que o turista possa usufruir daquilo que busca e que procura”, dizendo “seria interessante recolocar na rota dos diocesanos, sobretudo as paróquias e os fiéis, este santuário”.
O padre Francisco Couto termina dizendo que 2013 foi um ano “que trouxe mais fiéis ao regaço de Nossa Senhora, criando maior intimidade e recebendo maior carinho e conforto da mãe”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/solar%20da%20padroeira_12fev14.MP3{/play}
Na arquidiocese de Évora, o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo não tem uma atividade específica para esta vertente “aliada” ao turismo. São as paróquias que se organizam e procuram proporcionar momentos de lazer, nomeadamente viagens, sem descurar a componente espiritual quer através da eucaristia, quer com momentos diários de oração e meditação.
Evangelizar pode, assim, passar pelos caminhos do turismo, o que já acontece com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.