Maio é o mês de Maria. Um mês muito importante para todos os fiéis, no qual muitas são as celebrações a acontecer, como as peregrinações a pé até ao Santuário de Fátima, por exemplo.
Este ano devido à COVID-19 e às medidas de distanciamento social as celebrações não são possíveis de realizar em união.
Em Borba, o Padre Sezinando Alberto, não querendo deixar de celebrar este mês de Nossa Senhora, está a organizar uma procissão diferente para os seus paroquianos.
“Surgiu a ideia de fazer uma procissão a Nossa Senhora de Fátima, na noite de 12 para 13 de maio”, conta. Esclarece que “a imagem sairá no andor, numa carrinha” onde apenas irá o condutor e as pessoas poderão participar “de uma forma inédita”. A participação será feita de carro, e não a pé como é habitual.
No entanto, o pároco dá o conselho de ir nos carros apenas quem está a fazer confinamento em conjunto, não dando boleia a terceiros. Está é uma iniciativa para “as pessoas se sentirem um pouco participativas” nestas celebrações.
A procissão será às 21h30 do dia 12 de maio, terça-feira, e começa na Igreja de São Bartolomeu “de onde sai a imagem e iremos percorrer as ruas de Borba”, termina.