Portugal é rico em monumentos e têm no seu património palácios imponentes e de uma beleza inconfundível.
Por esta altura do ano, estes monumentos são a atração favorita dos turistas que percorrem o país de lés a lés.
Conhecer estes espaços , tal como refere o Ncultura, ajuda a saber mais sobre a nossa história e também a viajar no tempo, mesmo sem sair de casa.
De acordo com a reportagem efetuada, onde foram selecionados os 15 palácios mais bonitos do nosso país, Vila Viçosa tem um dos palácios mais bonitos de Portugal.
O Paço Ducal de Vila Viçosa é um importante monumento situado no Terreiro do Paço, construído nos séculos XVI e XVII, durante a Dinastia Filipina.
Foi durante séculos a sede da sereníssima Casa de Bragança, uma importante família nobre fundada no século XV, que se tornou na casa reinante em Portugal, quando em 1 de Dezembro de 1640 o 8º Duque de Bragança foi aclamado Rei de Portugal (D. João IV) e, mais tarde, daria origem à Casa de Bragança-Saxe-Coburgo-Gota.Constituiu a sede da maior corte ducal da Península Ibérica. Quando se deu a restauração da independência, o rei D. João IV converteu o Paço numa residência de férias e de caça da família real. Já no final do século XIX, os reis D. Carlos I e D. Amélia passaram por lá longas temporadas com a família e com amigos.
Alguns dos atrativos deste edifício são o quarto do rei, e as salas vistosas, como as Salas da Medusa e a Sala dos Duques, onde é exibido o retrato dos Duques de Bragança, nomeadamente D. João VI e Pedro I do Brasil (ou IV de Portugal). A cozinha conta ainda com um conjunto singular de panelas e de tachos em cobre.
O Palácio pode ser vitado à 3.ª Feira – 14h – 17h (Última visita às 16h00), e de 4.ª Feira a Domingo – 10h-13h (Última visita às 12h00) e 14h-17h (Última visita às 16h00).
Paço Ducal de Vila Viçosa, um imponente exemplar de arquitectura civil que se insere numa praça quadrangular, e que não pode deixar de visitar.
Fonte: Ncultura/Wikipédia