O centro histórico da cidade de Évora e os jardins do Bairro da Malagueira são palco, até ao próximo domingo, 20 de julho, da IV edição da Semana dos Palhaços, organizada pelo Pim Teatro.
A iniciativa que conta este ano com a presença de cerca de 20 companhias portuguesas e estrangeiras vão “invadir” Évora com a realização de espetáculos de rua, cabarés, oficinas e uma Gala de Encerramento.
Um dos pontos altos do festival, dedicado à arte circense e aos palhaços, vai ser a “Parada CLow”, no dia 19, um desfile pelo centro histórico e Malagueira que vai juntar os artistas participantes.
Como novidade este ano, o certame introduz as “Noites de Cabaré”, num bar da cidade, animadas por alguns dos artistas convidados.
À Rádio Campanário, João Sérgio Palma, do Pim Teatro conta que “é uma iniciativa que decorre há quatro anos e ao fim de vinte anos do Pim Teatro continuamos a ter que fazer um esforço enorme para nos afirmarmos como criadores de iniciativas e onde o teatro seja jogado em liberdade”.
“O palhaço é um ator melhorado, livre, capaz de interagir com o público e estar naquele momento com as pessoas, nós queremos ir mais além”, acrescenta.
João Sérgio Palma diz ainda, “ a função da Semana dos Palhaços não tem como função entreter as pessoas, não é a nossa função, a nossa função é fazê-las sentir coisas verdadeiras, olharem e verem”, acrescentando, os nossos artistas através das suas propostas falam às pessoas da humanidade, são filósofos, são poetas”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Pim%20Teatro15julho14.MP3{/play}
Além dos vários espetáculos com palhaços, o público em geral e os profissionais vão ter à sua disposição um conjunto de atividades, oficinas variadas, desde malabarismo ao ioga do riso.
O evento integra cursos intensivos acerca das temáticas da comédia e “clown” (palhaços) orientados por Johnny Melville (Escocia) e Jef Johnson (EUA), conceituados artistas dessa área teatral.