A pandemia COVID-19 veio criar desafios a todos os setores, sendo as unidades prestadoras de cuidados de saúde, um dos afetados.
Não só o crescimento do volume de trabalho, como a necessidade de alterar estruturas e criar circuitos para profissionais e doentes, de forma a existirem áreas dedicas à COVID-19 nos hospitais.
O serviço de urgência pediátrica da ULSBA não estava dimensionado nem tinha condições de adaptabilidade na estrutura física existente para cumprir as normas exigíveis para a prestação de cuidados relacionados com a pandemia.
Desta forma, já se encontra concluída, e em funcionamento desde julho, a instalação da urgência de pediatria em módulos contentorizados, salvaguardando todas as condições necessárias.
Também o serviço de urgência geral da ULSBA não estava dimensionado para esta nova realidade pelo que se teve de procurar novas soluções.
Segundo a ULSBA “procurou-se uma solução que, não só melhorasse substancialmente as condições físicas, como permitisse o estabelecimento de circuitos completamente separados, com as dimensões adequadas, garantindo assim a qualidade e segurança necessárias para profissionais e utentes”.
Assim, estão em curso os trabalhos de instalação e montagem da estrutura modular de ampliação do Serviço de Urgência Geral, que deverá ficar disponível no final do mês de agosto.
A nova estrutura tem espaços individualizados de triagem, consulta, Serviço de Observação (SO), sala de espera, entre outros, o que permite assegurar a resposta à situação de pandemia e de temperaturas extremas com qualidade e segurança para todos.
O Conselho de Administração da ULSBA pretende, com estes dois equipamentos, disponibilizar a toda a população e aos seus profissionais as melhores condições possíveis para prestação de cuidados de saúde de qualidade.