A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou na passada sexta feria, 13 de março, a suspensão de missas, catequeses e outros atos de culto até que seja superada a atual situação de emergência de disseminação do novo coronavírus.
No entanto existem paróquias que continuam a celebrar a eucaristia com as portas abertas, como foi o caso da paróquia da Borba, tal como tem vindo a ser denunciado nas redes sociais.
Neste sentido a RC contactou o padre Sezinando Alberto, pároco de Borba, que confirma que celebrou a eucaristia, este sábado, para cerca de 30 pessoas, na Igreja da Matriz em Borba com a porta aberta, referindo que a mesma prática ocorreu em outras paróquias da Arquidiocese de Évora.
O Pároco garante que foi a última vez que tal aconteceu e que a partir de domingo, 15 de março, as celebrações decorrerão sem a presença de fiéis, tal como estipulado pela CEP e recomendado pelo Arcebispo de Évora.
Lembramos que os bispos portugueses defendem que esta suspensão seja complementada com “as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet”.