Vai ser em Portugal que a empresa espanhola Iberdrola vai construir aquele que diz ser o maior parque de energia solar da Europa. Batizado de Fernando Pessoa, o megaprojeto vai nascer em Santiago do Cacém e terá perto de 2 milhões de painéis fotovoltaicos.
Com uma área de 1.262 hectares, a central prevê a instalação de 2,164 milhões de módulos fotovoltaicos e 244 postos de transformação distribuídos por quatro ilhas. Este megaprojeto de energia solar, designado Fernando Pessoa, será construído pela Prosolia Energy e pela Iberdrola e deverá entrar em funcionamento em 2025.
Segundo a Away, de forma a rentabilizar ao máximo a área que irá ocupar, a Iberdrola refere em comunicado que o terreno poderá ser utilizado por pastores locais para criação de gado ovino. Serão também introduzidas colmeias na zona de forma a contribuir para o equilíbrio do ecossistema e para potenciar o cultivo nas terras circundantes.
A elétrica espanhola avança que a central Fernando Pessoa ficará construída até 2025, ano a partir do qual poderá produzir energia que corresponde ao consumo de 430 mil residências, cerca do dobro da população da cidade do Porto. A ligação à rede já está contratada com a Redes Energéticas Nacionais e irá criar até 2.500 postos de trabalho durante a sua construção.
Em comunicado, a Iberdrola diz que este é mais um dos seus vários projetos de energias renováveis em Portugal, referindo que prevê investir mais três mil milhões de euros em energia eólica e solar no país, nos próximos anos.
Foto: Unsplah
Fonte: Away, Observador