A empresa Comboios de Portugal (CP) vai suspender a circulação de praticamente todos os comboios de longo curso entre 9 a 13 de abril. Neste período, os comboios Intercidades apenas irão circular entre Lisboa, Beja e Évora porque naqueles eixos não existe serviço regional.
Segundo o jornal Dinheiro Vivo, vão circular dois comboios Intercidades em Beja (586 e 587), no percurso Casa Branca e Beja e vão existir quatro viagens em Évora (comboios 590, 596, 692 e 696), que incluem paragens, por exemplo, em Pegões, Poceirão e Vendas Novas. No entanto, os comboios 590 e 692 apenas vão realizar-se apenas na quinta e na segunda-feira.
Não haverá circulação de comboios Alfa-Pendular e quem quiser viajar de Lisboa para o Porto poderá fazê-lo, mas só em comboios regionais com paragem em praticamente todas as estações e apeadeiros.
A CP perdeu 70% dos passageiros por causa das medidas de contenção da COVID-19. O impacto tem sido mais sentido nos serviços de longo curso da transportadora ferroviária, tendo mesmo chegado a circular com alguns comboios vazios. Além disso, a lotação dos comboios está condicionada a um terço da lotação.
Já a Rede Nacional de Expressos (RNE) anunciou que das 0h00 do dia 9 de Abril às 24h00 do dia 13 estão canceladas todas as suas viagens de autocarro. A empresa retoma a sua oferta em 14 de Abril.