12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Património Escolar e Educação na Primeira República foram tema de conferência em Estremoz (c/som e fotos)

Estremoz acolheu no passado sábado (16 de fevereiro) a conferência “Carteira e Quadro – (Património Escolar e Educação na Primeira República)”, promovida grupo CIDADE – Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz e pela Casa da Cultura de Estremoz.

No decorrer da iniciativa, a conferencista Maria João Morgado abordou a Cultura Material da Escola: Patrimónios, Itinerários, Discursos e Memórias, e o conferencista Joaquim Pintassilgo estabeleceu um paralelo entre a cultura escolar do republicanismo e a educação nova.

“O espírito (de comunidade) é extremamente importante, e era bom que as pessoas estudassem isto com mais atenção”
Pedro Nunes da Silva

Pedro Nunes da Silva, da Casa da Cultura de Estremoz, em declarações à RC, afirma – “Parece que não, mas Estremoz também esteve envolvido em muitas coisas”, exemplificando com a participação numa recolha de material didático para apoiar professores na Bélgica, aquando do envolvimento do país na I Guerra Mundial.

Defende que “é fundamental esse contacto” com a comunidade e com o terreno, numa altura em que tudo é virtual, apontando a primeira república como uma altura em que, por exemplo, as escolas tinham um espaço museológico destinado à coletânea de plantas, minerais e insetos, por exemplo, recolhidos pelos alunos em visitas de campo em contexto escolar.

 {gallery}estremoz_educacao_recupublica{/gallery}

Populares