No concelho de Mora, o futuro da proteção ambiental ganha vida com uma iniciativa inovadora, a formação de cerca de 20 jovens para integrarem a Patrulha Verde 2023.
Neste projeto, os jovens são organizados em equipas e durante todo o verão, especialmente no período crítico, estarão comprometidos com a nobre missão de vigiar, limpar e sensibilizar.
As patrulhas fixas têm como posto de vigia a Torre na Herdade da Madre Deus, onde desempenharão as suas funções de guarda ambiental.
Por outro lado, as patrulhas móveis têm uma abordagem dinâmica, além de se dedicarem à limpeza de pontos específicos, percorrerão todas as localidades do concelho, estabelecendo um contacto próximo com a população e distribuindo flyers informativos.
Um esforço conjunto tornou possível a realização do projeto Patrulha Verde 2023, contando com a valiosa colaboração do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), dos Bombeiros Voluntários, da Guarda Nacional Republicana (SEPNA) e da Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção.