Ao fim de cinco jornadas, o mestre internacional Paulo Dias lidera isolado a Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto de xadrez, que decorre nas instalações do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO). O jogador da A.Xat de Montemor-o-Novo soma 4 pontos, mais meio do que um trio, formado pelo grande mestre Luís Galego e pelos mestres internacionais André Ventura Sousa e Rui Dâmaso.
Na quinta ronda, Paulo Dias, que já seguia isolado na frente, empatou, de negras, com André Ventura Sousa, e logrou manter o comando, beneficiando do empate cedido por Luís Galego ao mestre internacional Sérgio Rocha. A fazer um campeonato abaixo das suas possibilidades, Sérgio Rocha conseguiu aqui o primeiro empate na prova, após quatro derrotas.
Com quatro jornadas para terminar, a Final do Nacional mantém-se muito aberta, mas Paulo Dias parece reunir condições para voltar a conquistar o título, ele que já subiu ao trono nacional nos anos de 2010 e 2011.
O torneio, inserido no festival de xadrez de Portimão Cidade Europeia do Desporto, termina no domingo, dia 15 de setembro, com rondas diárias.
5.ª JORNADA – RESULTADOS:
José Francisco Veiga (MF, EX Porto)-Pedro Rego (MF, A.Xat Montemor-o-Novo), 1-0;
Sérgio Rocha (MI, Barreirense)-Luís Galego (GM, Assembleia Figueirense), empate;
João Leonardo (MF, Academia A.Xat)-Rui Dâmaso (A.Xat Montemor-o-Novo), 0-1;
André Fidalgo MN, Santoantoniense)-António Fernandes (GM, AX Portugal), empate;
André Ventura Sousa (MI, AX Gaia)-Paulo Dias (MI, A.Xat Montemor-o-Novo), empate.
CLASSFICAÇÃO:
1.º Paulo Dias, 4 pontos; 2.ºs André Sousa, Luís Galego e Rui Dâmaso, 3,5; 5.ºs António Fernandes e José Francisco Veiga, 3; 7.º André Fidalgo, 2,5; 8.º João Leonardo, 1; 9.ºs Pedro Rego e Sérgio Rocha, 0,5.