O piso da Praça da República em Beja está a ser alvo de requalificação, numa investida financeira que ascende aos 74 mil euros, depois de em 2004 ter sido feito um investimento de mais de meio milhão de euros para colocar lajes em mármore.
Com cerca de 1600 metros quadrados de área coberta e em pleno centro histórico da cidade, a colocação da calçada na Praça da República “vai custar 74 mil euros mais IVA”, de acordo com Vítor Picado vereador na Câmara de Beja.
As 1600 lajes de mármores, com um metro de lado, têm que ser retiradas em 45 dias, de forma a deixar a praça com uma nova configuração antes das próximas eleições autárquicas, para isso, nem aos domingos se descansa.
A obra está ao abrigo do programa Beja Polis, programa que já aplicou 19 milhões de euros entre os anos 2000 e 2004, a que acresce mais de um milhão em trabalhos de remodelação dos 13 projetos que foram aprovados.
A área onde decorrem as obras, é de grande importância arqueológica. Durante a presença romana, o sítio agora designado Praça da República, terá sido o centro administrativo comercial da então Pax Júlia. Daí que seja considerado pelos arqueólogos “o centro nevrálgico da memória histórica da cidade”.