O Padre Luís Manuel Bairrada é o novo Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, C.P.P.S., sucedendo ao Padre Luís Filipe Fernandes, que ocupava o cargo desde 29 de dezembro de 2015.
A eleição decorreu da Assembleia que teve lugar no passado sábado, dia 01 de julho, em Vila Viçosa, no Seminário de São José.
A Congregação dedica-se ao ministério da palavra, seguindo o Espírito do seu fundador S. Gaspar del Búfalo e os seus membros formam uma comunidade fraterna ao serviço do Povo de Deus.
A Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue tem representação na Península Ibérica, estando presente em três países, Portugal, Espanha e Guiné Bissau.
Em Portugal existem três comunidades, Vila Viçosa, Proença-a-Nova e Verride.
A Rádio Campanário falou com o Padre Luís Manuel Bairrada sobre os objetivos para esta liderança que agora começa.
O novo Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue começou por nos referir “que esta eleição decorreu numa reunião de Assembleia com sacerdotes missionários de Portugal, Espanha e Guiné-Bissau e onde a Assembleia me indicou como animador e moderador desta província.”
Luís Bairrada que já foi pároco na Igreja de S. Bartolomeu em Vila Viçosa, assume agora as suas novas funções de Provincial que, como explica, significa “ é quem modera, está à frente de uma província, neste caso, religiosa, e que é formada por estes Sacerdotes que estão nas comunidades , uma na Guiné-Bissau, duas em Espanha e duas em Portugal” acrescentando tratar-se de um grupo “reduzido de 15 a 16 Sacerdotes”.
De acordo com os estatutos da Congregação, estas eleições realizam-se de 4 em 4 anos. O Provincial, explica ainda à RC “é apoiado por um conselho , onde se inclui um secretário, um ecónomo e um outro Sacerdote missionário.”
Luís Manuel Bairrada, Sacerdote há 36 anos, abraça esta nova missão “como encarei sempre a minha vocação e a minha atuação no meu ministério sacerdotal e missionário” referiu Luís Manuel Bairrada.
“Aceitei esta missão e responsabilidade pela graça de Deus porque contando só comigo é um pouco complicado” adiantou ainda o novo Provincial que considera que “Deus tem caminhos que nós não entendemos muito bem e onde Deus nos pede apenas a disponibilidade de coração para nos deixarmos guiar e conduzir e é esta disponibilidade e este sim que eu procuro dizer cada dia para que a minha vocação esteja sempre renovada.”
3.59