Depois de se estrear em Lisboa em 2021 e de passar por algumas cidades do país, “Somos Todos Camões”, a produção para toda a família que conta o poeta acima da obra que nos deixou, regressa de novo aos palcos, mas desta vez alentejanos, na edição deste ano do Festival Internacional de Teatro do Alentejo. A peça infantojuvenil, da autoria de João Garcia Miguel e que tem por base várias biografias do autor, chega ao público encenada por Rita Costa e com música ao vivo do início ao fim, no dia 10 de maio, em Grândola, no Cine Granadeiro, às 14h30 e no dia 11 de maio, no Teatro Cinema em Ponte de Sor, às 11h00.
A pensar na grandiosidade do poeta que traz a palco, “Somos Todos Camões” é o espetáculo que conta a vida de Luís Vaz de Camões, através de um universo ficcional, apoiado nas lendas e estórias que se conhecem sobre o português, mas contadas pela voz de uma mulher, a atriz Beatriz Gonçalves. A obra conta com mistério, comédia, mas também com uma envolvente de tragédia e grandiosidade, que representam o poeta clássico.
Além da sua vida, em palco são ainda relatadas passagens do texto incontornável de todos os portugueses – Os Lusíadas -, mas adaptadas aos mais novos, de forma divertida e sonhada, que os fazem entrar no poema dos Descobrimentos. Para dar som a estes episódios, todo o espetáculo conta com música ao vivo e criada e interpretada pelo músico Ricardo Martins.
“Depois da boa aceitação do público ao nosso Camões, sentimos que o deveríamos levar a novas gentes e cidades, celebrando em palco a sua vida e peripécias, num espetáculo repleto de diversão, mas também de muita aventura. Nesse sentido, sendo o Alentejo a terra onde nasci e cresci, é-me ainda mais especial apresentar esta produção no FITA, a todo o público interessado no nosso herói português e no seu poema. Queremos, com estas apresentações, que todos possam reviver Camões, pensando na sua poesia como algo ainda possível, mesmo nos dias de hoje, mas também que toda a família, desde os pais aos mais novos, se relacionem com esta personagem e tenham um momento em que o teatro e a música se unem no mesmo palco”, explica Rita Costa, encenadora da peça e diretora do Teatro Ibérico.
Todos os interessados podem encontrar mais informações sobre a programação do FITA aqui. Após estas apresentações, Lisboa volta a receber a peça, com uma apresentação no Teatro Ibérico, no dia em que se comemora Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas – a 10 de junho.
Fonte: Nota de Imprensa