Reguengos de Monsaraz recebe, no próximo sábado, a segunda edição da Corrida São Silvestre. Pedro Mata, presidente da Junta de Freguesia de Reguengos, entidade organizadora, revela que, em relação ao ano passado, a edição deste ano traz uma novidade: “Além da corrida de 10 km, haverá também a possibilidade de fazer uma caminhada de 5 km”.
“Na primeira edição, percebemos que havia pessoas que queriam participar, mas não a correr. Então, decidimos acrescentar esta modalidade”, esclarece o presidente da Junta, reforçando que o objetivo é que este seja “um dia de festa não só para quem corre, mas também para aqueles que, ou por lesão ou por outro motivo, vão fazer uma caminhada”.
Apesar do mau tempo que se tem registado esta semana, a prova não tem previsto qualquer adiamento. “As condições meteorológicas previstas para sábado são bastante melhores do que as que vivemos agora, o que nos dá um bom pronúncio para a realização da São Silvestre”.
Quanto ao percurso, Pedro Mata levanta a ponta do véu e revela à Rádio Campanário alguns detalhes: “Será completamente diferente do ano passado, mais dentro da cidade. A partida será na Praça da Liberdade, a meio da prova voltará a passar por este local onde haverá um ponto de abastecimento e termina onde começou. Isto permitirá que quem assiste à prova possa também perceber a classificação dos atletas, sem ser apenas no final”.
Uma prova mais centrada na cidade obriga também a mais logística e preparação. “Foi preciso ter mais pessoas disponíveis, a colaborar com a organização, bem como mais efetivos da GNR presentes no local e elementos da Câmara Municipal, que além de baias e pessoal ainda nos ajuda a encontrar alternativas à circulação de trânsito”, reforça Pedro Mata.
Para já, estão inscritos 165 atletas, mas ainda são esperadas mais algumas inscrições de última hora. “Esperamos alcançar um número mais próximo do ano passado: 200. Pretendíamos ter 250, para bater os resultados do ano anterior”, confessa o presidente da Junta, que responsabiliza o mau tempo. “As condições atmosféricas destes dias afastaram alguns atletas”.
Entre as mudanças para a 2.ª São Silvestre de Reguengos de Monsaraz está o desaparecimento do escalão sub-18. A justificação passa pela homologação da prova pela Associação de Atletismo de Évora, sendo uma das regras que atletas com menos de 18 anos não possam correr os 10km.