Pedro Mestre & Convidados e Raquel Tavares são os cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2019 que começa dia 26 de julho, e se prolonga até domingo, dia 28, na vila de Alcáçovas, e conta com a participação de cerca de 50 expositores.
O certame tem vindo a destacar o património imaterial português classificado pela Unesco. Depois do Fado na edição de 2018, este ano a Dieta Mediterrânica marca presença com a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, no Pavilhão da Gamita. De salientar ainda a exposição itinerante “O Plastoceno: A Era do Plástico”.
Pedro Mestre & Convidados sobem ao palco sexta-feira, dia 26, a partir das 22h00, para o espetáculo “Sons do Mediterrâneo”, no palco principal. Dia 28, terceiro e último dia do certame, sobe ao palco principal, a partir das 22h00, a fadista Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo.
O programa da Feira do Chocalho 2019 abarca ainda em termos musicais a atuação dos grupos corais da freguesia, o espetáculo “Sons da Tradição”, do Caniço (Madeira), e o espetáculo “De mãos dadas com a música” com a Banda da SUA e alunas da ACRA, no palco tradições.
Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca e tauromaquia são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Legacy, promovido da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem da população. Pelo palco do Summer Legacy vão passar nomes como DJ Paulo B e Mark Guedes, na sexta-feira, Alpha Heroes e Club Banditz, no sábado, e música ao vivo com Tinho Pinho, no domingo.
A Praça Agropecuária volta a acolher a segunda edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos, aves e muares). No mesmo espaço tem lugar o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.
Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir da meia-noite, uma garraiada, na praça de touros, no sábado, uma corrida de touros, pelas 22h00 e, no domingo, a partir das 9h00, o VI Passeio a Cavalo “Miguel Grave”.