De acordo com a Geopark Naturtejo, foram descobertos Trilhos de pegadas de aves fossilizados de há cerca de 187 e 43 mil anos, na costa sudoeste de Portugal, entre Odemira e Vila do Bispo.
A informação foi avançada na revista científica Quaternary Science Reviews, segundo avança o Algarve Primeiro.
Segundo a mesma fonte e conforme revelou a Agência Lusa, “entre os vários registos paleontológicos encontrados de aves costeiras e de outras que são mais raras de ver atualmente por estas paragens, salientam-se os trilhos de gralha e de um enorme bufo-real que terá vivido na costa vicentina durante a última glaciação”.
A descoberta foi relatada por uma equipa internacional de paleontólogos e geólogos portugueses do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, mas contou com a participação de outras entidades.
O trilho de bufo-real destaca-se, refere o Algarve Primeiro, por exibir uma grande concentração de pegadas sobrepostas “numa superfície de arenito dunar”, com outras do que poderá ter sido uma potencial presa.
Em causa poderá estar a primeira evidência de predação por aves no mesmo registo fóssil.
Os achados , refere o Geopark Naturtejo inserem-se num estudo comportamental e paleoecológico das formações costeiras e a situação não é nova pois nos últimos 10 anos, foram encontrados vários achados de sítios paleontológicos com registos da passagem de mamíferos e aves no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Leia a notícia completa em Algarve Primeiro
Foto: Geopark Naturtejo