A situação de seca meteorológica diminuiu em junho face ao mês anterior. Os dados são revelados pelo Boletim Climatológico emitido pelo Instituto Português do mar e da Atmosfera(IPMA).
Apesar da diminuição, e de acordo com os dados agora revelado, uma pequena área do sotavento algarvio passou para a situação de seca severa.
No mês de junho verificou-se ainda uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo no litoral da região Sul e um aumento dos valores na região Centro, em particular nos distritos de Leiria e Coimbra. Destaca-se a região Nordeste, a parte sul do distrito de Castelo Branco, o Baixo Alentejo e o Algarve com valores inferiores a 40 %.
De acordo com o índice PDSI4- Índice que se baseia no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo- no final de junho verificou-se um aumento da intensidade em seca meteorológica na região Sul, com os distritos de Faro, Beja e parte dos distritos de Setúbal e Évora na classe de seca meteorológica moderada.
Em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de junho verificava-se: 1.4 % na classe de chuva severa, 2.3 % na classe de chuva moderada, 19.9 % na classe de chuva
fraca, 33.9 % na classe normal, 22.0 % na classe de seca fraca, 20.3 % na classe de seca moderada e 0.2 % na
classe seca severa.