No dia 8 de maio, as turmas do 12º ano do curso Profissional de Técnico de Desporto e do curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, bem como os três professores responsáveis, realizaram o percurso nº3 do Roteiro Literário Levantado do Chão – José Saramago em Monte Lavre – acompanhados pelos técnicos do Município de Montemor-o-Novo, Nuno Cacilhas e Joana Sofio.
O percurso teve início junto à Casa de Mariana Basuga, onde José Saramago tomava as suas refeições. O grupo teve o benefício de contar com o testemunho da vizinha da família, a D. Mariana, que também conheceu José Saramago, e partilhou algumas das suas memórias da época da estadia do autor nesta Vila. Também o lavrense Paulo Alves se juntou ao grupo, perto da sua horta, onde falou da sua experiência de trabalhos no campo.
Durante o percurso, na Casa de Leitura de José Saramago, os estudantes ouviram algumas excertos da obra e os motivos pelos quais o autor se deslocou para esta localidade em 1975 e em 1977.
O almoço foi um agradável Picnic, junto à Ponte Velha, na Ribeira de Lavre. Trata-se de um local de inspiração para José Saramago, onde houve oportunidade de se realizarem algumas leituras de textos que integram o guia do Roteiro Literário Levantado do Chão.
A turma encontrava-se acompanhada pelos professores da área de desporto e, desse modo, foram monitorizadas as batidas cardíacas ao longo dos bonitos caminhos da Vila de Lavre. Os alunos interiorizaram o espírito da obra e durante o percurso foram cantando modas do Alentejo, entre muitos sorrisos e as palavras de José Saramago.
Veja aqui as imagens do Percurso nº 3 José Saramago em Monte Lavre, com alunos do 12º da Escola Secundária de Montemor-o-Novo:
{gallery}saramago montemor{/gallery}
Fotos: CM Montemor-o-Novo