A Agencia para a Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, desenvolveram na passada semana, de 7 a 10 de Outubro, uma ação de formação no âmbito da defesa da floresta contra incêndios destinada a sapadores florestais do Alto Alentejo.
Esta ação de formação trouxe até Alto Alentejo um perito chileno em incêndios florestais, o comandante Mário Santana, com o principal objetivo de formar e capacitar as duas brigadas de sapadores florestais da comunidade intermunicipal do Alto Alentejo de conhecimentos e técnicas de combate a incêndios florestais com recurso a ferramentas de sapador florestal.
Esta ação de formação, foi composta por dois dias de formação teórica, no Quartel de Bombeiros de Portalegre, e dois dias de formação pratica, no Parque Natural da serra de São Mamede, onde foi possível colocar em prática todos os ensinamentos e técnicas adquiridas.
Nesta ação de formação participou também a brigada de sapadores florestais da CIMBB (Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa).
“No final dos trabalhos foi unânime que as Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo e da Beira Baixa estão agora melhor preparadas para desempenhar as suas funções”, escreve a Comunidade Intermunicipal numa nota tornada pública esta segunda-feira, 14 de outubro.
{gallery}altoalentejo_sapadores_florestais{/gallery}