A Petição “DEFENDER O INTERESSE NACIONAL. ASSEGURAR A COESÃO TERRITORIAL. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO” já desceu à comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
De acordo com uma nota enviada à nossa redação pela Plataforma Cidadã , a Petição, com o Nº 144/XV/1ª conta já com 1021 assinaturas reconhecidas pelos serviços da Assembleia da República o que implica, uma vez admitida pela Comissão, a audição obrigatória da Plataforma Cidadã.
A Petição em causa defenede a importância estratégica da renovação, modernização, eletrificação de toda a Linha Ferroviária do Alentejo – Casa Branca-Beja-Ourique/Funcheira – e sublinha a necessidade da Assembleia da República “intervir no sentido de ser considerado, com caráter de urgência e de interesse nacional, o investimento necessário para a modernização e eletrificação do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira e a variante que ligará a Linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja” aproveitando para o efeito a reprogramação, em curso, do PRR, “uma oportunidade, que pode ser única”.
A Plataforma Cidadã considera que ainda há tempo para alcançar as 7500 assinaturas necessárias para tornar obrigatória a discussão, da Petição pelo Plenário da Assembleia da República, pois, após a admissão da Petição pela Comissão ainda se podem juntar assinaturas nos 30 dias seguintes.
A Plataforma considera que é fundamental que a unanimidade que se tem verificado nas importantes tomadas de posição sobre a necessidade e urgência da modernização e eletrificação de toda a Linha Ferroviária do Alentejo se traduzam também em iniciativas de recolha de assinaturas de apoio à Petição “DEFENDER O INTERESSE NACIONAL. ASSEGURAR A COESÃO TERRITORIAL. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO”, por parte de todas e todos os que amam e desejam um melhor Alentejo.