12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PEV propõem arrancar olivais superintensivos a menos de 300 metros das povoações

A urgência climática e a saúde pública justificam, alega o Partido Ecologista Os Verdes, que propõe que, em seis meses, sejam arrancadas as parcelas de culturas agrícolas superintensivas que estejam a menos de 300 metros de núcleos habitacionais. Que podem depois até ser deslocalizadas para outro local, desde que continuem a cumprir a métrica proposta.

A intenção dos ecologistas é “minimizar os impactos das pulverizações e utilização de pesticidas e adubos para a qualidade de vida das populações”, explicam no projecto de lei que entregaram na passada semana no Parlamento.

Nas jornadas parlamentares que o PEV dedicou ao combate às culturas intensivas, no distrito de Portalegre, o partido visitou uma zona de exploração de olival superintensivo em Ferreira do Alentejo (Beja), onde os residentes se queixaram que em alturas de pulverização das oliveiras tinham que fechar as janelas das casas e o ar se tornava irrespirável. A que se soma a deterioração da água dos poços, nascentes da zona e também dos solos. 

Populares