Toby Price fez o tempo mais rápido no prólogo do Dakar 2023. O australiano da KTM completou os 13 km cronometrados em 8 minutos e 22 segundos, sendo seguido por Daniel Sanders (GasGas) , Ross Branch (Hero) e Joan Barreda (Honda). Joaquim Rodrigues (6º), o luso-alemão Sebastian Buhler (8º) e António Maio (13º), foram os mais rápidos da comitiva lusa na curta tirada traçada junto ao Mar Vermelho.
Ás 07h01, hora portuguesa, depois dos motociclistas da categoria Rally2, chegava a vez das estrelas da categoria RallyGP darem o pontapé de saída para o 45º Dakar.
Joaquim Rodrigues foi o melhor português em RallyGP ao terminar este Prólogo em sexto lugar. Tal como Rodrigues, Sebastuan Buhler – piloto luso-alemão – terminou a dez segundos de Toby Price que foi o mais rápido do dia. No entanto, Rodrigues terminou em sexto e Buhler em oitavo.
António Maio ficou perto do top dez. Com apenas 17 segundos de atraso para Price, o piloto da Yamaha Portugal foi o terceiro entre os homens portugueses. Rui Gonçalves foi o que piloto nacional que registou maior diferença para o vencedor do dia, chegando 24 segundos mais tarde à meta que Price.
Em Rally2, Mário Patrão é a referência nacional. O piloto que corre com uma KTM ficou em 15.º e terminou a pouco mais de 30 segundos para o mais rápido do dia na classe, Michael Docherty.
Os pilotos portugueses neste prólogo:
- Joaquim Rodrigues (Hero Motosports Team Rally), sexto classificado: 8m32s, +00:10s
- Sebastian Buhler (Hero Motosports Team Rally), oitavo classificado: 8m33, +00:10s
- António Maio (Yamaha Portugal), 13.º classificado: 8m39s, +00:17s
- Rui Gonçalves (Sherco Factory), 22.º classificado: 8m48s, +00:24s
- Mário Patrão (Credit Agricola – Mario Patrao Motorsport), 15.º classificado (Rally2): 9m07s, +00:32s
Fonte: https://www.motorcyclesports.net/