António Maio, natural de S.Tiago Rio de Moinhos, venceu o Raid da Ferraria que mobilizou 78 pilotos na vila Alentejana do Gavião onde se realizou a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
O Raid TT da Ferraria iniciou-se com um troço de 20 quilómetros de extensão, contrariamente ao habitual, onde os primeiros a cumprir o sector selectivo foram os pilotos de Quad. Nas duas rodas, António Maio conseguiu impor-se nos 20km, conquistando uma vantagem de 33s para o seu mais directo adversário. Na segunda posição e vitória entre as TT1 para Gustavao Gaudêncio tendo ganho o duelo directo com Sebastian Buhler que é o actual campeão desta classe regressando após ter estado parado por doença. A surpresa foi para Tomás Neves, quarto tempo, que ficou à frente do campeão Mário Patrão que foi vitima de uma aparatosa queda. Nos UTV/Buggy João Lopes, acompanhado de Bruno Santos, confirmou o excelente momento de forma.
A segunda etapa do Raid TT da Ferraria foi composta por um troço de 65Km percorridos três vezes. António Maio, que teve uma prova bastante “sossegada” partiu com alguma vantagem que a foi alargando para os seus directos adversários, confessou à Rádio Campanário estar “bastante satisfeito como o resultado desta prova, mas também com a primeira do campeonato. Duas provas do campeonato disputadas e duas vitórias”.
O piloto Alentejano refere que “há já algum tempo que não tinha um inicio de campeonato assim. Claro que começar com o pé direito o campeonato, deixa-nos não só a mim mas a toda a equipa e patrocinadores muito contentes, porque estamos a ver o novo trabalho de pré-epoca a reflectir alguns efeitos”.
António Maio diz que a principal dificuldade “foi manter os adversários à distância e manter a concentração sempre no ponto mais alto para não comer erros, porque para além da vantagem que tinha do primeiro dia teria que gerir bem essa vantagem e saber que os adversários poderiam atacar”. Maio acaba por dizer que “logo no início do segundo dia de prova estava com um bom ritmo e na segunda e terceira volta abrandei e tentei gerir a vantagem que tinha que chegou a ser de 2 minutos. A principal dificuldade é quando nós estamos habituados a andar rápido e sempre ao ataque e temos que tirar um pouco de acelerador para centrarmos a nossa atenção”.
O piloto alentejano terminou a corrida com uma vantagem de 1m28s para Mário Patrão. Depois da queda no dia anterior, Mário Patrão partiu para a corrida um pouco condicionado fisicamente, mas melhorando o seu percurso conseguindo alcançar o segundo lugar durante a prova. Quarta posição para Hélder Rodrigues, 3º TT2, que terminou à frente de David Megre e de Ruben Faria que foi o segundo mais rápido da classe TT1. Entre os Quad e a jogar em casa, Beto Borrego venceu e convenceu.Já nos UTV/Buggy o domínio foi de João Lopes repetiu e está agora mais confortável na liderança do campeonato.
Classificações da prova e do Campeonato:
MOTOS |
QUADS |
UTV/BUGGY |
1.ºAntónio Maio (40) |
1.ºTiago Gomes (35) |
1.ºJoão Lopes (40) |
2.ºFausto Mota (22) |
2.ºAntónio Moreira (28) |
2.ºJoão Dias (28) |
3.ºHélder Rodrigues (21) |
3.ºBeto Borrego (20) |
3.ºRoberto Vinãras (23) |