A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), participou no passado dia 20, na denominada Operação Claudia, realizada em concertação com as autoridades de França e Espanha, sob a égide da Europol, países onde foram igualmente e em simultâneo, efetuadas buscas e detenções.
De acordo com a informação avançada na página oficial da Polícia Judiciária, em Portugal foram cumpridos quatro Mandados de Busca domiciliária e de três Mandados de Detenção Europeus, sendo detidos três cidadãos estrangeiros, dois homens e uma mulher, na região do Algarve e de Setúbal.
O objetivo desta operação foi o desmantelamento de uma rede criminosa, dedicada à pratica de crimes de auxilio à imigração ilegal, exploração sexual e branqueamento de capitais.
A investigação encontra-se a cargo das Autoridades Judiciárias francesas, e contou com a cooperação judiciária, em território nacional, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.
Para além das referidas detenções, foram apreendidos em território nacional vastos elementos de prova, bem como duas viaturas e cerca de 12.000 euros em dinheiro.
Após interrogatório Judicial ficaram os três arguidos sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.