12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PJ tem em seu arquivo 47 pessoas desaparecidas no dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Hoje, 25/05, é assinalado o dia Internacional das Crianças Desaparecidas a nível mundial. Mesmo Portugal sendo o quarto país mais seguro do mundo, segundo a Global Peace Index 2021, alguns casos de desaparecimento que ocorreram em terras lusitanas nunca foram solucionados.

A criação do dia Internacional das Crianças Desaparecidas deve-se ao desaparecimento de uma criança de 6 anos norte americana em 1979. A data passou a ser internacional 6 anos depois, em 1985.

Numa reportagem apurada pelo Jornal de Notícias em 2019, cerca de 4 desaparecimentos por dia ocorrem em Portugal. entre 1.300 e 1.400 desaparecimentos de menores por ano.

Esses desaparecimentos normalmente são solucionados nas horas após serem reportados, pois grande parte desse número deve-se a crianças que fogem por vontade própria, sobretudo de instituições. Entretanto, alguns desses desaparecimentos estão, até o dia de hoje, sem solução.

Um dos maiores casos de desaparecimento infantil aconteceu em Portugal, há 15 anos. Madeleine McCann, uma criança britânica que estava de férias com os pais no algarve, em Lagos, desapareceu, e até hoje este caso não tem solução.

No site da Polícia Judiciária é possível verificar que há ainda 47 pessoas desaparecidas no território Português, muitas das quais, estão desaparecidas há mais de 20 anos, como é o caso de Helder Cavaco, que desapareceu a 28 de janeiro de 1990 em São Torpes, quando tinha 16 anos.

Sofia Catarina Andrade de Oliveira, uma das mais novas listadas no site, desapareceu com apenas dois anos, a 22 de fevereiro de 2002.

Para prestar declarações sobre crianças desaparecidas, ligue para: 116000 -LINHA ÚNICA DA UNIÃO EUROPEIA

Populares