Decorreu esta quarta-feira, 7 de janeiro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa, pelas 15h00, a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil com o objetivo de analisar e aprovar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Viçosa.
Em declarações à Rádio Campanário, o vice-presidente do município, Luís Nascimento diz “ser o plano perfeito até porque esteve em discussão pública durante 30 dias, houve contributos de algumas entidades com propostas de alteração a este plano, daí pensar que seja o plano ideal para o concelho”.
Luís Nascimento refere que “é um plano muito vasto, para além de ter todos os meios humanos, de transporte, de deslocação de equipamentos, tem também previsto todos os meios de comunicação relativamente à ação deste plano”.
“Todas as entidades estão devidamente referenciadas para, se por alguma razão, tivermos que pôr em ação o plano, termos perfeitamente identificados os meios para fazer chegar o acionamento do plano”, realça.
À Rádio Campanário o 2º Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, José Soldado, refere que “houve um esforço enorme até chegar aqui, felicitamos a Câmara Municipal por esse aspeto e é desejável que esse plano nunca seja ativado, mas se for ativado consta nele tudo o que seja preciso para apoio à decisão”.
“Todos os mecanismos de comunicação que estão neste plano dependem da energia elétrica e há algumas necessidades de geradores, tudo isto está enquadrado no plano”, realça José Soldado.