As medidas do Sistema da Indústria Responsável (SIR), que tem por objetivo melhorar o ambiente para investimento em Portugal, vão começar a ser implementadas já no dia 1 de Janeiro do próximo ano.
Neste âmbito, a Direção Regional da Economia do Alentejo desenvolveu sessões de esclarecimento, nos dias 18 e 19 de dezembro, de forma a dar informações adicionais do projeto. As novidades surgem depois da aprovação do novo Decreto-Lei, o qual aborda as condições a que deve obedecer o licenciamento dos estabelecimentos industriais.
A Rádio Campanário falou com Armando Varela, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, que falou da importância das alterações previstas.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/CIMAA%20SIR20dez.MP3{/saudioplayer}
O diploma tem em vista a reindustrialização de Portugal, através da redução de burocracia, simplificação de processos e redução de custos para os investidores. Neste âmbito, o raio de intervenção das câmaras municipais vai ser alargado, uma vez que vão ser as entidades coordenadoras em mais de 60% de licenciamentos industriais para estabelecimentos de tipo 3.