A Plataforma Cidadã “Sim! O Aeroporto de Beja é parte da solução” manifestou-se satisfeita e, ao mesmo tempo, esperançosa com as declarações da coordenadora-geral da Comissão Técnica Independente, Maria do Rosário Partidário, de que “irão ser apresentadas soluções para aliviar o aeroporto de Lisboa a curto prazo, utilizando o Aeroporto de Beja”, declarações essas feitas à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.
Questionada se o aeroporto de Beja pode ser uma solução, admitiu que sim, dando o exemplo que este já vai ser usado durante a Jornada Mundial da Juventude, no verão.
“Beja, aliás, vai ser usado agora para a Jornada da Juventude. Se vai ser usado para a Jornada da Juventude na mesma lógica pode ser usado para outros picos críticos”, defendeu.
A Comissão Técnica Independente já está a começar a analisar o tema e espera apresentar as conclusões dentro de “um mês, dois meses”.
Para a Plataforma Cidadã o recurso à utilização do Aeroporto de Beja é incontornável para responder à grave crise aeroportuária que o País atravessa, no imediato no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e no curto prazo à crise que deverá atingir igualmente o Aeroporto de Faro a manterem-se os ritmos de crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos.
“Se a decisão for no sentido da construção de um novo aeroporto, como tudo parece indicar, o que exige prazos que podem ser superiores a 10 anos, a solução poderá passar no imediato não apenas pelo Humberto Delgado(Lisboa)+1 mas, como agora é reconhecido, pelo Humberto Delgado+2 sendo em qualquer dos casos o Aeroporto de Beja o único aeroporto construído e pronto a utilizar com o mínimo investimento”, referiu a Plataforma Cidadã em comunicado.
“Torna-se assim legítimo perguntar porque se equacionou Beja apenas como solução para ser o Aeroporto de Lisboa e nunca se equacionou Beja como o +1 de Lisboa, solução defendida desde a primeira hora pela Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja” bem expressa na consigna da sua petição “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução”.
A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, reafirmando a importância da utilização de todas as valências do Aeroporto de Beja, reconhecida publicamente por vários governantes e pela Assembleia da República, informa que a sua nova petição “DEFENDER O INTERESSE NACIONAL. ASSEGURAR A COESÃO TERRITORIAL. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, concluiu hoje a sua 1ª fase sendo apresentada com um total de 823 assinaturas, prosseguindo a recolha de assinaturas nos próximos 30 dias.
Fonte: Comunicado de Imprensa – Plataforma Cidadã