Com a aproximação do término do PT 2020, o PO ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) lança a campanha Acreditamos no Valor das Pessoas para balanço das atividades desenvolvidas nos últimos seis anos, ao longo dos quais foram mobilizados 2.217 M€ provenientes de Fundo Social Europeu (FSE).
Só na região do Alentejo, o PO ISE já apoiou cerca de 120 mil participantes e executou cerca de 172 milhões de euros FSE.
No âmbito da Estratégia Europa 2020, Portugal assumiu como metas nacionais a alcançar, até 2020, uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social até 2020, metas essas já alcançadas.
A maioria dos indicadores apresenta uma taxa de cumprimento da meta prevista para 2023 superior a 85% estimando-se que atinjam plenamente até ao fim de 2023.
A campanha de vídeos “Acreditamos no Valor das Pessoas”, tem como ideia central humanizar o PO ISE através da recolha e divulgação de histórias de pessoas reais que mudaram a vida com o apoio dos fundos comunitários, nomeadamente através do Fundo Social Europeu.
A partilha destas histórias permite não só dar a conhecer em que consiste o PO ISE, o que os nossos parceiros e entidades beneficiárias fazem, mas também o que os fundos europeus visam e permitem alcançar.
O PO ISE atua, sobretudo, em grupos desfavorecidos e alvo de discriminação, na proteção e apoio às vítimas de violência e de tráfico, combinada com políticas de formação e de desenvolvimento de competências para a vida, para a cidadania e para o trabalho e, com pessoas portadoras de deficiência/incapacidade.
O Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), é um instrumento da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a coesão económica, social e territorial, através da promoção de uma economia baseada em elevadas taxas de emprego, na melhoria das qualificações e na luta contra a pobreza e a exclusão social.