×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

Comentário semanal, do eurodeputado Carlos Zorrinho, aos microfones da Rádio Campanário (c/som)

Revista de Imprensa 20 Jul. 2021

Na revista de imprensa de hoje, dia 20 de julho, contámos com o habitual comentário habitual do eurodeputado do PS, Carlos Zorrinho.

No dia de hoje os temas abordados foram: a guerra aberta entre PR, Governo e Oposição em relação à alteração efetuada ao recrutamento de professores em mobilidade de docentes, a lista de espera no SNS para oftalmologia com a consequente análise da capacidade de resposta do Serviço Nacional de saúde.

Sobre o primeiro tema o eurodeputado Carlos Zorrinho referiu “o que me preocupa de forma mais alargada é, mais uma vez, surgir um problema em termos de equilíbrio, da separação de poderes” acrescentando “aqui o que é importante é que os deputados têm esse poder, essa capacidade e se entenderem que é preciso adequar a nossa lei máxima, tal deve ser feito.”

Para o nosso comentador “não é saudável para uma democracia haver esta conflitualidade entre aquilo que é determinado pela lei e aquilo que depois a oposição faz e o Presidente interpreta”.

Apesar de não analisar a situação em concreto, o eurodeputado Carlos Zorrinho refere “as leis têm que ser cumpridas, sobretudo a lei suprema do país,” considerando “é muito perigoso geri-la caso a caso.”

Relativamente ao segundo tema, a capacidade de resposta do serviço nacional de saúde em áreas como a oftalmologia que tem mais de 53 mil pessoas em lista de espera, o Eurodeputado Carlos Zorrinho sublinhou “já tínhamos todos consciência das fragilidades do SNS e uma das fragilidades é na área de algumas especialidades, muito particularmente em zonas do interior.”

O nosso comentador referiu ainda a este propósito que “a pandemia fez focar tudo na resposta que era necessário dar”, no entanto sublinha “esse é um problema que tem que ser resolvido rapidamente, possivelmente com uma colaboração alargada, com colaboração de outras entidades.” “Assim que estiver mais controlada a pandemia esperamos que haja uma duplicação de esforços “adiantou ainda.

Em relação ao último tema, a questão do PS ter travado a proposta do governo para facilitar o acesso do Ministério Público a comunicações privadas, o eurodeputado Carlos Zorrinho referiu “ nós temos que ter consciência que o mundo está a mudar” acrescentando “ cada vez mais o mundo se baseia em uso de dados e acesso a dados”.

Na opinião do nosso comentador “ é muito importante reforçar todo o quadro jurídico de garantias  e de proteção à gestão de dados. “

Veja também...

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31