No que diz respeito ao primeiro tema, o Eurodeputado do PS começou por dizer “Cavaco silva já não nos surpreende porque faz sistematicamente o tipo de discurso desproporcionado e azedo que não tem nenhuma correspondência com aquilo que são os factos concretos da evolução, nomeadamente nos indicadores económicos.”
Carlos Zorrinho acrescenta ainda “com este tipo de discurso certamente terá agradado aqueles que são os seus defensores e querem, legitimamente, ser alternativa ao poder” realçando “Cavaco Silva sempre que intervêm, fá-lo neste tom, que é o seu tom próprio, que ou se gosta ou não se gosta e eu pessoalmente não gosto.”
Relativamente ao segundo tema, o Eurodeputado do PS referiu “acho que há um grande perigo de se banalizarem as Comissões de Inquérito”. Ainda assim, o nosso comentado considera “devia fazer-se um inquérito sim , a ser avaliado posteriormente por quem de direito, por forma a ser apurado o que aconteceu , pois estamos perante uma novela e isto não é bom: é ruído na nossa democracia.”
Ainda sobre esta matéria, o Eurodeputado avança ”acho que uma comissão de inquérito tem este risco de banalizar o conceito das comissões de inquérito e neste caso, aquelas que são fundamentais ficam perdidas no meio da malha”.
Relativamente ao terceiro e último tema, o Eurodeputado Carlos Zorrinho referiu “a Rússia tem que pagar muitas faturas porque nos está a criar danos muito fortes e portanto acho que é razoável que haja pelo menos uma verificação” acrescentando contudo que “não acredito que todos os cidadãos russos sejam cúmplices deste conflito, pelo contrário.”
“Num contexto em que há sanções à Rússia, bloqueios e um esforço conjunto para travar a invasão à Ucrânia, a tenção especial em relação aos cidadãos russos e à atribuição de algumas vantagens especiais, têm que ser objeto de muito cuidado” concluiu.