As temperaturas deverão subir no Continente, esta quarta-feira, dia 31 de março. A concentração de massa de ar do Norte de África, que está a provocar poeiras e nebulosidade, começará a diminuir nos próximos dias.
Uma massa de ar do Norte de África está a provocar, desde o início da semana, uma “fraca qualidade do ar no Continente”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quarta-feira, dia 31 de março, a situação irá começar a melhorar.
Em Portugal Continental, o dia começará com o “céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde”. Prevê-se ainda uma subida de temperatura, seguida de um “acentuado arrefecimento noturno”.
“Para o final do dia, o céu tornar-se-á geralmente muito nublado na região Sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que ocasionalmente poderão ser acompanhados de trovoada”, adverte o instituto, numa nota divulgada hoje, no site oficial.
Poeiras diminuirão a partir de 31 de março
Sobre a massa de ar vinda do Norte de África em particular, o IPMA reitera que o presente “transporte de poeiras tem implicações na degradação da qualidade do ar e no agravamento de problemas de saúde, como por exemplo do foro respiratório e ainda uma redução de visibilidade na atmosfera”.
Contudo, “com a aproximação de uma nova depressão” no final desta quarta-feira, dia de 31 de março, e “prevendo-se a ocorrência de precipitação a partir do dia 1 de abril”, a concentração de poeiras tenderá a diminuir nos próximos dias.
Importa recordar que, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde deixou algumas recomendações para a população mais sensível, como crianças e idosos, devido a esta massa de ar. Recorde aqui as recomendações.
In Notícias ao Minuto