12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Polícia Judiciária com 1100 novos agentes até 2026!

O Primeiro-Ministro António Costa anunciou que vão entrar na Polícia Judiciária 1100 funcionários até 2026, reforçando as carreiras especial de segurança, de inspeção e investigação criminal, de especialista de polícia científica, na cerimónia de posse de 97 novos inspetores da PJ, em Lisboa.

Referindo que, no dia 27 «será publicada uma portaria da Ministra da Justiça e do Ministro das Finanças definindo o quadro plurianual de ingressos na PJ até 2026», sublinhou que «temos de assegurar continuidade e previsibilidade na gestão da Polícia Judiciária».

António Costa disse que, «até 2026, na carreira de inspeção e investigação criminal entrarão mais 750 efetivos», «na carreira de especialista de polícia científica serão mais 250 efetivos e na carreira especial de segurança mais 100 efetivos». 

Face a este reforço, a Polícia Judiciária «continuará a estar dotada dos recursos humanos de que necessita para continuar a fazer o que sempre tem feito, com mais meios ou com menos meios, com maior dedicação ou com um esforço mais partilhado entre todos». António Costa lembrou que, desde 2019, «verificou-se um reforço de 355 efetivos, só na carreira de investigação criminal».

«É fundamental continuar a investir na segurança interna e, designadamente, na Polícia Judiciária», disse, acrescentando que «este investimento são ferramentas legislativas, são melhorias de instalações, são melhores meios para perícias, para o laboratório e nos sistemas de investigação».

No entanto, «nada disto funciona sem um elemento central que tem a ver com os recursos humanos da PJ», sublinhou.

Fonte: Governo

Populares