O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai disponibilizar, no próximo ano letivo de 2022-2023, dois cursos técnicos superiores profissionais e uma pós-graduação em Odemira, no distrito de Beja.
A iniciativa resulta de um memorando de entendimento assinado, no final da passada semana, entre o IPBeja e a Câmara de Odemira, tendo em vista o “desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior” neste município.
“Queremos corresponder às expectativas dos nossos jovens do nosso território, criando aqui ofertas de ensino superior [para] construir um caminho de produção de conhecimento”, justificou à agência Lusa o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro (PS), sublinhando a importância de esse percurso servir as empresas e o desenvolvimento económico e social do município.
Já a presidente do IPBeja considerou a disponibilização desta oferta formativa em Odemira, no litoral alentejano, “da maior importância” para a instituição de ensino.
“É o concretizar de um ensino de proximidade, ou seja, levarmos o ensino até onde estão os estudantes e podermos proporcionar-lhe formação superior nas suas terras de origem”, disse Fátima Carvalho à Lusa.
Em 2022-2023 vão ser disponibilizados em Odemira os cursos técnicos superiores profissionais (TeSP) de Desporto e de Gestão de Organizações Sociais, assim como a pós-graduação em Turismo Sustentável.
Numa primeira fase, estes cursos serão lecionados na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira.
Em comunicado, a Câmara de Odemira explicou que esta oferta formativa “resulta das preferências identificadas pelos jovens através de um inquérito dinamizado”, no mês de junho, pelo IPBeja, “em articulação com o município”.
C/Lusa