O Politécnico de Portalegre promove, no dia 13 de janeiro, das 15h30 às 17h30, a apresentação do trabalho realizado pelas equipas/ Final Pitch, no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo.
Equipas de cocriação de inovação, multidisciplinares, compostas por estudantes do ensino superior e do ensino secundário profissional, empresas e professores, em conjunto, refletiram sobre os desafios reais das empresas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e orientação estratégica futura.
Quantas pessoas estiveram envolvidas? 9 empresas; 10 professores; 41 estudantes
Envolveu as quatro Escolas? Sim e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Em que período de tempo foram desenvolvidos os projetos? De outubro a dezembro (9 semanas)
Qual é a relação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre com o projeto? Foi celebrado protocolo com o IPP para que os professores da EHTP possam participar no projeto (recebem formação e são facilitadores nas equipas, tal como os professores do IPP)
Projetos de cocriação:
- Arts in Education – Making an Education Revolution into the University Arena
Partner: Resto de Nada – Associação Cultural
- Cows are not the enemy
Partner: ACBM – Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos
- Enjoy in the Natural Park
Partner: ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
- Food identity vs. Globalisation
Partner: fago
- How can we mobilize a city to smart mobility?
Partner: LoDo, arquitectura paisagista, lda
- Identifying conservation priority ways for Iberian birds of prey
Partner: Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens
- Lavander Storytelling: the new color of Alentejo
Partner: Cabeças do Reguengo
- Physical activity vs. Health vs. Academic Success
Partner: Clube Elvense de Natação
- We need to work!
Partner: Cáritas Diocesana de Portalegre e Castelo Branco
Durante três anos, os Institutos Superiores Politécnicos têm o objetivo comum de reforçar a sua cooperação como agentes promotores do empreendedorismo qualificado, em cocriação com a comunidade empresarial, visando a geração de ideias inovadoras e a criação de novas empresas.
Para o efeito, a rede politécnica portuguesa conta com o apoio de 8,5 milhões de euros no âmbito dos programas operacionais POCH e COMPETE.
Esta abordagem promove a concretização de parcerias entre entidades de ensino superior politécnico com microempresas, PME, associações empresariais, organizações e entidades sem fins lucrativos, permitindo ainda o alargamento a outras empresas internacionais, seja com o empreendedorismo de alunos do ensino superior ou em projetos de cooperação ao nível de investigação e transferência de conhecimento. Alavanca, também, a implementação de práticas pedagógicas e formativas inovadoras no contexto de cocriação.