Mais de noventa estudantes do ensino secundário e profissional, de todo o país, participaram, até ao momento, nas Academias de verão de 2023, dinamizadas pelo Politécnico de Portalegre e a Fórum Estudante.
De 24 a 28 de julho, em parceria com a CIS (Centro Internet Segura) realizou-se a Academia CIS Digital Camp. Alusivo ao mundo digital e online, o evento dedicado à cibersegurança e literacia digital proporcionou
oportunidades para os participantes fazerem exercícios práticos, sensibilizando também para a saúde mental.
Os workshops dinamizados pelo CNS – Centro Nacional de Cibersegurança (Oficina de cibersegurança), pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (Data Detox Kit) e pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude (Navegas em segurança) foram momentos para reflexão.
No dia 27, por ocasião da sua visita ao Campus Politécnico, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, interagiu com os participantes na Academia. O governante fez algumas perguntas aos jovens e deixou conselhos, de boas práticas na utilização da internet. Por exemplo, sensibilizou para o conceito de “Digital Kindness”, apelando para que no mundo digital possa ser respeitada a privacidade e os utilizadores procedam de forma cautelosa.
Com atividades variadas, incluindo momentos de convívio e lazer, as Academias de verão dão a possibilidade aos seus participantes de conhecerem melhor o Politécnico de Portalegre, e a sua oferta formativa, mas também a região. No caso da CIS Digital Camp, realizou-se uma ida à Ponte de Sor, para visita ao aeródromo, e desportos náuticos na barragem de Montargil.
Subordinada a um tema diferente, entre 10 e 14 de julho, teve lugar a Green Academy, com atividades em Portalegre e Elvas. Destinado aos estudantes do pré-superior que se preocupam com a preservação do ambiente e a emergência climática, o evento incidiu sobre a oferta formativa, estruturas e projetos do IP Portalegre, relacionados com a sustentabilidade ambiental.
Houve tempo para momentos lúdicos, atividades na natureza e contacto com projetos de entidades parceiras, como foi o caso do Innov Plant Protect, projeto dado a conhecer numa visita à Estação de Melhoramento de Plantas. Na Cidade-Quartel Fronteiriça, depois da passagem pela Escola Superior Agrária de Elvas, foi inevitável conhecer o Forte da Graça.
Este ano, está prevista ainda a realização da Portalegre Digital Academy, de 4 a 8 de setembro, com foco na inovação tecnológica, digitalização e sustentabilidade.