18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Politécnico de Portalegre e centro federal no Brasil com cursos de dupla titulação

 O Instituto Politécnico de Portalegre assinou um acordo com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro, no Brasil, para permitir aos alunos terem dupla titulação em dois cursos.

O convénio para implementação de cursos de dupla titulação abrange o mestrado em Tecnologias de Valorização Ambiental e Produção de Energia, ministrado no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), e a pós-graduação em Engenharia de Produção de Sistemas, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

O presidente do IPP, Luís Loures, explicou hoje à agência Lusa que a instituição já possui “outros protocolos similares” com outras entidades ligadas à educação no Brasil e que o acordo agora firmado passa por alargar essa cooperação.

“Com este protocolo, queremos atrair estudantes internacionais para a região, mas também investigadores e pessoas já diplomadas para trabalhar em projetos de investigação e desenvolvimento de pesquisa”, disse.

Luís Loures revelou ainda que o protocolo vai ser “alargado” em breve, para passar a abranger questões relacionadas com as energias renováveis, área que ambas as instituições consideram “determinante” para o futuro.

O protocolo vai permitir que os alunos possam obter um diploma duplo, atribuído por ambas as instituições de ensino, nos dois cursos e prevê ainda a mobilidade de docentes.

“Os alunos vêm cá fazer a parte curricular do mestrado, depois fazem a tese em conjunto entre Portugal e o Brasil” e, no fim, “defendem a tese lá [Brasil] ou em Portugal e ficam mestres no nosso país”, explicou.

O presidente do IPP recordou ainda que o IPP tem acolhido, ao longo dos últimos anos, vários alunos de nacionalidade brasileira, sendo alguns deles já investigadores naquele estabelecimento de ensino.

“Há um elo de ligação com o Brasil. Os alunos vieram fazer a licenciatura, fizeram o mestrado e, agora, estão a trabalhar connosco”, acrescentou.

Populares