O Politécnico de Portalegre continua a crescer, reforçando o seu posicionamento no panorama do ensino superior em Portugal. Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2024, a instituição alcançou uma ocupação global de 70% das vagas, com cerca de 60% dos estudantes colocados nas suas primeiras ou segundas opções.
Destaca-se o preenchimento total das vagas em metade das licenciaturas oferecidas pelo Politécnico, e o aumento significativo no número de colocados na maioria dos cursos ministrados em Portalegre e Elvas. De salientar que mais de 70% dos novos alunos são provenientes de fora do distrito de Portalegre, demonstrando a crescente atratividade da instituição.
Ainda há vagas disponíveis para a segunda fase do CNAES nas licenciaturas de Agronomia, Enfermagem, Enfermagem Veterinária, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia de Produção de Biocombustíveis, Equinicultura, Gestão, Higiene Oral e Turismo. Estas áreas têm mantido uma taxa de ocupação elevada, mesmo quando considerados os vários regimes de ingresso, como concursos especiais e estudantes internacionais.
Somando as colocações de outros regimes e as fases subsequentes do CNAES, o Politécnico de Portalegre espera ultrapassar, pelo terceiro ano consecutivo, os 1000 novos estudantes, consolidando uma tendência de crescimento contínuo desde 2020.
As matrículas começam esta segunda-feira, 26 de agosto, podendo ser feitas online ou presencialmente. No site oficial do Politécnico de Portalegre (www.ipportalegre.pt), estão disponíveis todas as informações necessárias para o processo de matrícula.